Ter um carro próprio é a realização de um sonho de muitas pessoas, principalmente porque as vantagens são muitas, sendo o conforto, segurança, liberdade e economia de tempo as principais delas.
Entretanto, são tantos gastos como IPVA, seguro, manutenções, revisões, além do gasto com o combustível que, muitas vezes, nós desistimos e até usamos menos nossos veículos. Mas não desanime! A Quick Lube fez um guia de como economizar em suas manutenções para ajudar em seu problema!
Manutenções no tempo certo
O tempo certo para se fazer uma manutenção preventiva muda dependendo do modelo do veículo e de como são as situações que os motoristas passam com o seu veículo. Por exemplo, para veículos zero quilômetros, tem as revisões obrigatórias. Enquanto, os seminovos e usados, devem fazer a manutenção de tempos em tempos.
Mas na maioria das vezes, essa revisão deve ser feita a cada 6 meses ou 10 mil quilômetros.
Conheça os três tipos de manutenções a seguir
- Manutenção preventiva: é aquela que tenta diminuir os problemas e acidentes;
- Manutenção preditiva: é a que tenta prever as necessidades que poderão vir a acontecer;
- Manutenção corretiva: é a que faz o conserto após algum problema ser encontrado.
Abaixo, a Quick Lube irá te mostrar as principais coisas que se deve olhar em uma manutenção completa!
Fique atento ao estado dos seus pneus!
Para economizar em sua manutenção, é necessário que os cuidados com os pneus estejam em dia. Para isso, é importante se observar os seguintes cuidados:
- Calibragem dos Pneus
Deve ser feita uma vez na semana ou a cada 15 dias. Porque, a partir do momento em que os pneus se esvaziam, o veículo precisa fazer mais esforço para rodar.
Desse jeito, o consumo de combustível também aumenta para fazer o veículo andar trazendo mais gastos com abastecimento. Por isso, também, é importante saber o índice ideal de pressão para o pneu, indicado no manual do seu automóvel.
- Balanceamento e alinhamento dos pneus
Esse é simples, porque a manutenção é necessária só a cada 10 mil quilômetros rodados e não de tempos em tempos.
- Troca de pneu
Os pneus têm um indicador de desgaste, chamado TWI. Ele fica dentro dos sulcos do pneu e, com o tempo de uso da roda, o desgaste vai chegando até a altura desse marcador. Então, quando o desgaste chegar naquela marca, você deve fazer a troca.
Correia dentada e a sua troca
É preciso ficar atento ao tempo de troca e revisão dessa correia, já que o seu funcionamento não mostra alterações grandes ou perceptíveis no veículo e, no primeiro momento, não dá para prever o seu rompimento.
A sua troca deve ser feita a cada 40 mil ou 50 mil quilômetros rodados, podendo ser mais ou menos que isso de acordo com o lugar em que seu veículo anda.
Outra forma de saber a hora certa para a troca é pelo tempo, devendo ser trocada a cada 5 anos pois, com o passar do tempo, ela perde sua eficiência, sendo que seu estrago causa problemas para o motor e outras peças do veículo. Lembre-se de olhar o manual do veículo para saber as indicações para trocar a correia.
Fique de olho no seu Volante
Para a boa manutenção de seu volante, é importante olhar o balanceamento, o alinhamento de sua direção e a suspensão:
- Balanceamento
Se o seu volante mexer a velocidades maiores do que 50 quilômetros por hora, é um sinal de que o seu veículo está precisando de um balanceamento.
- Alinhamento de direção
Diferente do balanceamento, a necessidade de alinhamento é um pouco mais difícil de se perceber. Alguns sinais são volante duro e carro pesando para o lado. Esse é um ajuste necessário, já que um carro desalinhado pode consumir mais combustível e até mesmo afetar os freios, comprometendo a segurança e saúde do seu veículo.
- Suspensão
Em estradas com buracos, o impacto pode entortar a suspensão de seu veículo e afetar o volante, que pode ficar duro. Se você perceber essa diferença na direção, é melhor fazer a manutenção.
Olhe o seu radiador
É importante olhar se o nível de água do radiador está baixo, porque pode causar problemas no sistema de arrefecimento do veículo, fazendo até mesmo o motor se fundir. Para não acontecer isso, olhe sempre os níveis de água, a cada 15 dias para saber se está abaixo ou acima do limite. Faça isso sempre antes de ligar o carro e com o motor frio já que, se não estiver frio, a água pode ferver e queimar o seu motor.
Verifique o seu óleo
O óleo é um dos principais elementos para o bom funcionamento do veículo, lubrificando e tirando sujeiras do motor. Então, deve-se ficar de olho nas trocas do filtro e do lubrificante, para que o desempenho do seu veículo não fique ruim.
Cada modelo de veículo usa um tipo de óleo, e cada óleo tem uma duração. Por isso, a troca deve ser feita entre 5 mil e 10 mil quilômetros rodados. Já se o carro não sai muito da garagem, a troca pode ser feita anualmente.
Todas as informações necessárias para essa troca você encontra em seu manual e em nossos textos da Quick Lube.
Palhetas e limpadores de para-brisa
As palhetas são importantes para a limpeza do vidro do seu veículo, que dão uma boa visão ao motorista que dirige. Quando as palhetas estão desgastadas, rachadas ou ressecadas, fazem barulho e não limpam direito o para-brisa, além de arranhá-los. Sendo assim, é fácil de saber a hora de trocar, então, lembre-se de trocar sempre que demonstrarem esses sinais!
Verifique as necessidades do seu ar-condicionado
O filtro de ar necessita de muita atenção, pois pode acumular sujeiras e bactérias que podem prejudicar o funcionamento do veículo e fazer mal a sua saúde. A recomendação é que a troca seja feita todo o ano e, para ajudar no seu cuidado, é preciso ligar o ar no mínimo uma vez na semana. Mesmo no inverno, deixe ligado por 20 minutos, pois isso evita que as peças ressequem.
Saiba mais sobre o ar-condicionado nos textos passados da Quick Lube!
A necessidade da luz dos faróis e lâmpadas
As lâmpadas são necessárias para se dirigir, principalmente à noite, pois iluminam o caminho. Ao dirigir o veículo com lâmpadas queimadas, arranhadas ou desgastadas, recebemos multas, além de correr riscos de segurança por não utilizar os faróis de forma certa. É preciso ficar atento aos sinais e fazer a troca, que deve acontecer a cada 15 dias.
Troca do filtro de ar do motor
A troca do filtro de ar é muitas vezes ignorada por não saberem de sua importância, mas se a troca não for feita, pode causar problemas no motor. Lembre-se que o filtro de ar limpa as sujeiras do motor e joga o ar na câmara de combustão. Quando sujo, ele aumenta o gasto com combustível. Mas como saber quando o filtro está sujo? Normalmente é só olhar quando o carro começa a forçar o acelerador para rodar.
Filtro de combustível
Responsável por tirar sujeiras no tanque de combustível, os sinais de que há problemas no filtro são falta de potência, dificuldade em altas velocidades ou uma partida mais lenta e marchas irregulares. A primeira coisa a se fazer é olhar as instruções no manual do seu veículo e depois, trocar o filtro de combustível o mais rápido possível.
A maioria dos fabricantes recomenda que a troca seja realizada a cada 10.000 km rodados, quando o filtro de combustível, agora, sujo começa a causar problemas. Mas, leve em conta o uso do seu veículo e de onde você o deixa quando não está usando.
Velas e cabos das velas e seus efeitos
As velas são responsáveis pela partida do motor e, o seu desgaste, pode mostrar outros problemas no motor. Um desses problemas pode ser, por exemplo, a passagem de lubrificantes. Sendo assim, é importante trocar as velas e os cabos, em que sua troca varia de acordo com o modelo, podendo ser feita de 15 mil a 100 mil quilômetros rodados.
Ignição e injeção eletrônica
O sistema de injeção eletrônica foi criado para ficar no lugar dos carburadores e melhorar o funcionamento dos veículos. Ele alimenta o combustível e evita a poluição nas cidades, o que acontece por conta do sistema que controla a mistura de ar e combustível do motor do veículo.
Quando a injeção está com problemas, o motor fica engasgado e com pouco rendimento, a marcha fica lenta e irregular, fazendo com que o veículo perca a potência. Dificuldade na partida e consumo em excesso de combustível também são sinais de problemas e, assim que encontrá-los, deve-se fazer a manutenção. A injeção deve ser olhada a cada 10 mil ou, no máximo, 20 mil quilômetros rodados.
Verificação da lataria
A pintura é importante não somente por questão de dar beleza ao carro, mas também porque ela protege a lataria. Além disso, é importante que a verificação da lataria seja feita de tempos em tempos e não só quando um acidente acontecer. Se não acontecer a verificação da lataria, em muitos casos, pode acontecer infiltração de água. Então tente verificar a sua lataria ao menos uma vez por ano.
Troca do câmbio
Caso o câmbio esteja com problemas, a marcha dura é um sinal de que deve trocá-lo, pois o problema pode estar na embreagem. Para o câmbio, somente um profissional pode saber a causa do problema e só então poderá indicar a melhor forma de resolver.
Sistema de escapamento
A manutenção do sistema de escapamento é importante e necessária, pois o sistema de escape diminui a produção de gases poluentes e silenciam o motor. Os três sinais de problemas mais comuns são:
- Barulhos e ruídos: um barulho parecido com o de um tiro, um clique ou até um rugido pode mostrar um problema no silenciador;
- Fumaça: pode entregar a presença de ferrugens;
- Odor: um cheiro muito doce ou muito ácido mostra um escape furado. Na maioria das vezes esse cheiro é mais fácil de sentir no banco dos passageiros.
Faça sempre a manutenção no seu escapamento, para evitar problemas em seu motor. Atualmente, três anos é visto como um tempo bom de uso para o escapamento. Por causa disso, é melhor que o escapamento seja revisado por completo a cada três ou quatro meses ou a cada 20 mil quilômetros rodados.
Fique de olho na manutenção do modelo do seu veículo
Uma coisa que muitos motoristas não sabem é que existe um índice que mede os custos de manutenção. Esse índice é o Índice de Manutenção Veicular (IMV), que avalia os preços das coisas que devem ser trocadas ou revisadas nos primeiros 100 mil quilômetros rodados, com os gastos dos possíveis impactos ou acidentes que podem acontecer e seus preços de manutenção, para depois fazer uma tabela de pontuação que varia de 10 a 60 pontos. Então, quanto maior for o número de classificação do modelo do veículo, nesse índice, mais cara será a manutenção.
Para facilitar a sua vida, a Quick Lube separou para você uma tabela de modelos com menor custo de manutenção e aqueles com maior custo. Mas lembre-se: quando você investe em manutenção preventiva, esses custos com reparos podem cair muito!
Carros com manutenção mais barata | Carros com manutenção mais cara | ||
Veículo | IMV | Veículo | IMV |
Celta 1.0 | 20 | Volkswagen Golf GTI 2.0 | 52 |
Uno 1.0/1.4 | 20 | Volkswagen Jetta 2.0 TSI | 49 |
Fiorino 1.4 | 20 | Chevrolet S10 2.4 | 41 |
Etios Hatch 1.5 | 20 | Chevrolet Spin 1.8 | 38 |
Etios Sedan 1.5 | 20 | Chevrolet Cruze Sedan 1.8 | 38 |
Gol 1.0/1.6 | 20 | Volkswagen Jetta 2.0 Flex | 37 |
Voyage 1.0/1.6 | 20 | Volkswagen Golf 1.4 TSI | 37 |
Classic 1.0 | 20 | Chevrolet Cruze Sport6 1.8 | 37 |
Novo Palio 1.0/1.4/1.6 | 20 | Ford Focus Sedan 2.0 | 33 |
Grand Siena 1.4 | 21 | Ford Focus Hatch 2.0 | 33 |
Seguindo nossas dicas com bastante atenção, seu veículo terá um longo tempo de vida útil e sempre em bom estado! Para mais dicas e instruções de cuidados, fique atento a Quick Lube.
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