A instabilidade política afegã gera uma enorme insegurança e um ambiente de negócios dificílimo, que precisa de ser “domesticado”. A cada ano, a demanda por lítio para a produção de baterias que alimentam veículos elétricos aumenta em 70 mil toneladas.
Até 2025, os chineses demandarão 800 mil toneladas anuais do metal e é preciso resolver esta questão agora.
A Agência Internacional de Energia (AIE), ligada à Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), estima que, até 2040, a demanda por lítio deve crescer 40 vezes em relação aos números atuais.
E se para a bateria de um smartphone não é necessária mais do que meia colher de chá do metal, o pacote de baterias que equipa um automóvel elétrico chega a ter 5.000 células. Isso demanda cerca de 10 quilos de matéria-prima bruta, sendo que uma tonelada do mineral não é suficiente para a montagem nem de 100 veículos.
De acordo com a consultoria Goldman Sachs, cada pacote de baterias de um Tesla Model S possui 63 kg de componentes à base de lítio, ou o equivalente ao usado em 10 mil smartphones.
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