🔋💸 O alto custo das baterias dos carros elétricos: a conta fecha?
📊 As baterias de carros elétricos têm preços tão elevados que, em alguns casos, representam quase o dobro do valor do veículo sem ela. Um exemplo vem da Europa, onde a perua elétrica Volkswagen ID.7 Tourer custa o equivalente a R$ 341,1 mil, mas a bateria de 82 kWh é avaliada em impressionantes R$ 217,2 mil (63,7% do valor total).
🧐 Essa diferença levanta uma questão: como as montadoras conseguem lucrar?
O custo elevado das baterias faz com que, muitas vezes, os carros elétricos se tornem inviáveis para compra ou até mesmo para substituição de baterias defeituosas. Esse cenário gera insegurança nos consumidores, principalmente aqueles acostumados aos custos mais previsíveis dos carros a combustão.
🔄 Soluções possíveis
Na Europa, montadoras como a VW têm oferecido carros elétricos como serviços de assinatura, evitando a venda direta por conta dos preços proibitivos.
A indústria já alcançou a média de US$ 100/kWh no custo de produção de baterias, mas o preço final ao consumidor ainda reflete margens significativas e altos impostos.
⚡ Enquanto isso, a transição para a mobilidade elétrica continua enfrentando desafios, especialmente no mercado de entrada. Será que os preços das baterias vão se tornar mais acessíveis no futuro?
#quicklube #novafranquia #automovel #automoveis #carros #trocadeoleo #carro #oleo #CarrosElétricos #Sustentabilidade #MobilidadeElétrica #TransiçãoEnergia #VolkswagenID7 #BateriasDeCarros #TecnologiaSustentável #FuturoDaMobilidade #PreçosDeBaterias #DesafiosElétricos
Deixe um comentário