Para reduzir custos, acelerar a logística e trazer mais segurança ao transporte de carga, o Japão está planejando uma “estrada de fluxo automático” para veículos de carga autônomos entre Tóquio e Osaka. A ideia é substituir 25 mil motoristas por veículos autônomos que parecem paletes móveis – unidades independentes e elétricas, de 1,10 m x 1,10 m, que transportam cargas em rotas dedicadas.
Esses paletes trafegariam em uma via de três faixas: duas para movimento e uma faixa central para estacionamento provisório e agrupamento. Ao chegarem ao destino, eles abririam automaticamente as portas laterais para o carregamento das mercadorias, facilitando o processo com empilhadeiras.
Esse modelo traria maior segurança com túneis exclusivos, proteção contra o clima e diminuiria a dependência de motoristas em um país com população em envelhecimento. Inspirado na realidade do Japão, esse projeto faz sentido em um país com 90% das cargas sendo transportadas por rodovias… Parece com algum país que você conhece?
Será que uma solução assim funcionaria no Brasil? Embora inovadora, implementar essa tecnologia aqui exigiria um grande investimento e uma infraestrutura robusta com IA especializada para controlar a rede de veículos. Mas, especialmente para movimentação de cargas entre portos, seria uma revolução!
#quicklube #novafranquia #automovel #automoveis #carros #trocadeoleo #carro #oleo #InovaçãoJaponesa #LogísticaAutônoma #TransporteDeCarga #FuturoDoTransporte #TecnologiaAutônoma #BrasilJapão
Deixe um comentário