Fluido de freio, o que é?
O fluido de freio é um líquido especial que é usado no sistema de freios do carro que é utilizado, também, como um lubrificante. Então, a função do fluido é de transferir a pressão feita no pedal para o acionamento das pastilhas e sapatas que, em contato com os discos e tambores, causam atrito, reduzindo a rotação das rodas e permitindo a frenagem do veículo, prevenindo a corrosão das peças do sistema.
Por ser um elemento que faz parte dos itens de segurança, o fluido merece toda atenção e cuidado. Entenda melhor como cuidar dele!
A importância da troca do fluido
É importante lembrar que o fluido para freio é uma substância sintética que pode absorver água. Então, ao longo do tempo, isso pode causar alteração da viscosidade e diminuição da temperatura de ebulição.
Os gases dessa ebulição podem causar uma pequena perda ou perda total dos freios, por causa do excesso de água no fluido ou bolhas que podem ser causadas por uma alta temperatura. Além disso, pode acontecer desgastes de componentes metálicos do sistema. A alteração da viscosidade do fluido para freio pode diminuir a velocidade do acionamento do sistema e impactar no seu bom funcionamento. Por isso a importância da troca correta, de verificação de possíveis contaminações e a importância de sempre utilizar o DOT correto. Confira a seguir!
Descubra como verificar as condições do fluido!
A verificação regular do sistema ajuda a manter a segurança do veículo. A qualidade do fluido é medida pela relação entre a taxa de compressão e o ponto de ebulição. Fluidos de freio bons mostram uma taxa baixa de compressão (compressibilidade) e alto ponto de ebulição.
Compressibilidade: É quando você ativa o freio para o carro parar. Entretanto, se o fluido não é de qualidade (ou está velho) a pressão não é a mesma. Desse jeito, o motorista acaba tendo a sensação que precisa pisar muito mais fundo para que aconteça a frenagem, o que pode dar um certo desconforto.
Ponto de ebulição: O fluido de freios trabalha com altas temperaturas. Então, se o ponto de ebulição for muito baixo, ele ferve dentro do carro, que causa bolhas e atrapalha a frenagem.
Dot: O fluido de freio é classificado pelo Departamento de Transporte dos EUA em DOT3, DOT4 e DOT5, onde a diferença está principalmente no ponto de ebulição (205 C; 230 C; 260 C, respectivamente). Não tem problema em substituir DOT3 pelo DOT4 ou o DOT4 pelo DOT5, mas não se deve trocar uma versão pela anterior.
Por esse motivo, é recomendado a verificação do fluido de freio uma vez por ano ou a cada 10.000 km rodados. Logo, a troca do fluido deve acontecer no máximo a cada dois anos ou 20.000 km.
Na verificação, são utilizadas ferramentas capazes de medir o ponto de ebulição e mensurar a porcentagem de água, que não deve passar de 4%. Por isso, é importante que você faça o “check-up” do seu carro, e mais do que isso, em uma oficina de confiança.
Já a cor do fluido não influencia, pois ela pode mudar de acordo com o seu fabricante. Então, o motorista não precisa se preocupar já que a qualidade é medida pelas duas características ditas acima.
Descubra como escolher e trocar o fluido!
Para escolher o fluido para freio é importante saber que a indicação muda de acordo com o veículo, o que faz com que a indicação seja sempre a de verificar o DOT, que é especificado na tampa do reservatório e confirmar a informação no manual de cada proprietário. Quanto menos viscoso, maior será o DOT do fluido, enquanto o índice de proteção quanto ao ponto de ebulição vai depender de cada veículo. É importante lembrar que recomendamos a troca em oficinas especializadas.
É necessário verificar se o sistema de freio e/ou embreagem já passou por revisão pois, caso haja qualquer problema, este deve ser reparado antes da troca do fluido. Isso é importante porque se o nível de fluido estiver baixo, pode ser um sinal de desgaste dos componentes de freio ou, em casos mais graves, pode indicar vazamento em algum dos componentes. Sendo assim, outra recomendação é verificar o estado de limpeza do reservatório pois, se o mesmo estiver escuro, deve ser trocado ou lavado. Não é recomendado usar água para lavar o reservatório, pois qualquer vestígio restante é suficiente para baixar o ponto de ebulição do fluido.
Mas esses são assuntos que podemos falar talvez nas próximas postagens. Então fique longe dos improvisos e das soluções de última hora, combinado?
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