Existem varios tipos de filtros para realizar diversas funções no automóvel, como por exemplo, o filtro para o combustível, ou para o óleo do motor. É inegável, portanto, a importância de cada um deles. Como filtro de óleo, que tem como função prender as diversas impurezas existentes nos canais de lubrificação gerados pelo uso do motor.
Contudo, tem um filtro muito importante, mas que muitas pessoas não esquecem ou não sabem como cuidar. Esse filtro é filtro de cabine, ou filtro anti-pólen, do qual falaremos neste artigo a seguir.
Filtro de Cabine
O filtro de cabine, semelhante ao filtro de ar do motor, foi criado para ajudar no funcionamento do ar-condicionado e tem como objetivo filtrar o ar externo, purificando o ar no de dentro do veículo para tirar as impurezas do ar que o motorista e os passageiros respiram. Por isso, é muito importante que se saiba como cuidar deste filtro e quando trocar o filtro, pois além de cuidar do ar, ele também protege as peças do carro, por sua vez, impedindo que odores e poeira invadam o carro e consequentemente o tubo do ar.
Muitos não sabem, mas o filtro de cabine também deve ser trocado, pois assim como no ar-condicionado, caso tenha acúmulo de fungos devido à umidade, ou mudanças de temperatura constante e o acúmulo de poeira, provocam crises de alergia e problemas respiratórios. Por sua vez atrapalhando, então, a saúde ao invés de ajudá-la. Além disso, o filtro vencido ou danificado devido ao tempo de uso impede o correto fluxo de ar, pode acabar forçando demais o trabalho do motor, e o motor pode acabar sendo prejudicado, resultando em um gasto excessivo de combustível.
Portanto, para evitar estes problemas, ensinaremos quando deve trocar o filtro de cabine do seu veículo.
Qual deve ser a frequência da troca de filtro?
O filtro de cabine em particular não tem um período de troca definido. Então, recomenda-se uma inspeção visual com uma certa frequência. Para os carros que costumam andar em grandes centros urbanos, recomenda-se uma inspeção de mês em mês, devido à emissão de poluentes frequentes nesses locais, enquanto em locais com muita poeira, é aconselhado que a inspeção seja a cada quinze dias. Já os veículos que andam muito no litoral também são recomendáveis ter inspeção a cada quinze dias, pois apesar da quantidade de poeira ser menor, a alta umidade do ar pode levar a formação de bolor e de fungos no filtro.
Sinais de que está na hora de trocar o filtro
É importante prestar atenção aos sinais que mostram que o filtro está cheio ou saturado, como perda de eficiência e mau odor quando a ventilação está ligada ou também a cor. Pois, quando o filtro de cabine está em bom estado sua cor é branca e quando não está pode ficar amarelo ou até mesmo preto. Portanto, após a limpeza, se for verificado que ele voltou para sua cor original, ainda não será preciso substituí-lo. Porém, se após a limpeza o filtro apresentar manchas escurecidas, é sinal de que ali encontram-se bactérias, sendo assim, necessário fazer a troca.
Por fim, o filtro também pode acabar mostrando outros sinais de que está na hora de trocá-lo, como sinais físicos, tais como, rasgos ou falhas no papel, do filtro, e diferenças em cada dobra.
É importante ressaltar que quando realizar a troca do filtro de cabine, deve-se fazer a higienização do sistema de ar-condicionado, mas isto é assunto para o nosso próximo post.
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