Para que seu veículo funcione bem, é importante que faça a manutenção de tempos em tempos. Assim, as peças e outras coisas do seu veículo ficarão em bom estado por muito mais tempo.
Além de economizar dinheiro com reparos futuros, realizar a manutenção vai aumentar muito a vida útil do seu veículo.
Veja abaixo as 10 dicas que a Quick Lube separou para ajudar na saúde e manutenção do seu veículo!
1- Fique de olho na vela de ignição
As velas de ignição são importantes para que o motor funcione bem pois, se elas não estiverem em bom estado, podem aumentar o consumo do combustível do carro. Então, se ver alguma diferença no seu motor, cuidado! Pode ser que as velas não estejam funcionando tão bem.
Elas ficam velhas facilmente com o passar do tempo e você pode nem reparar. O tempo de troca delas muda conforme as recomendações da fabricante. Mas, normalmente, nos modelos mais convencionais, elas duram entre 20 mil km e 30 mil km.
2- Verifique sua bateria
Tenha sempre a certeza de que a bateria do seu veículo está funcionando bem, porque ela é muito importante na primeira partida do dia. Grande parte das baterias no mercado não precisam colocar água, e necessitam de pouca manutenção.
Mesmo assim, a bateria pode dar problemas se tiver mais de dois anos em seu veículo. Então, para evitar problemas antes da hora, não ignore o sinal de bateria fraca no painel do seu veículo, e sempre olhe se tem vazamentos próximos da bateria.
Faça isso sempre que puder, para cuidar da saúde de seu veículo!
3- Cheque sempre os faróis.
Os faróis são um dos melhores ajudantes das pessoas que dirigem à noite. Sendo assim, o motorista deve ficar de olho e trocar os faróis quando for preciso, se não, pode ter problemas graves quando a luz for necessária.
Lembre-se sempre de olhar se os faróis estão embaçados ou com rachaduras, porque o desgaste nos faróis, pode fazer com que tenha que trocá-los.
Outra coisa importante: Fique em alerta e não esqueça os faróis ligados, porque isso pode diminuir a saúde da sua bateria!
4- Olhe sempre se a troca de óleo lubrificante e filtros está em dia.
Ao olhar o nível de óleo do carro, o ideal é que ele esteja entre o mínimo e o máximo indicado no medidor. Além disso, o mais importante é saber qual a quilometragem indicada para realizar a troca. Alguns carros pedem a troca a cada 5 mil quilômetros ou 6 meses, mas essa informação está no manual do proprietário e no para-brisa, onde é colado um adesivo que mostra a quando foi a última quilometragem da troca.
Mas para cuidar bem do motor do seu carro, não basta trocar o óleo: é preciso olhar também a troca do filtro. Porque se o filtro não for trocado no tempo certo, ele pode ficar cheio de sujeiras, dificultando a passagem do lubrificante. Em casos mais extremos, que acontecem o bloqueio total do filtro, o motor pode ficar muito danificado. Por isso, é necessário olhar o prazo indicado pelo fabricante para a troca do filtro do óleo. Alguns recomendam que ela ocorra a cada troca de óleo.
Para mais dicas e informações, dê uma olhada em nossas outras postagens sobre o óleo lubrificante e seus filtros!
5- Fique atento a água do radiador
Do mesmo jeito que o nível do óleo do motor, é preciso olhar a água do radiador uma vez por semana, em um piso reto e com o motor frio. É importante também que o nível da água esteja entre o “Mín” e “Max” indicados no reservatório.
Além disso, é preciso também que o líquido seja muito mais que apenas água, mas que tenha, também, aditivos com as medidas certas e de boa qualidade.
Sendo assim, observe o nível da água do radiador antes de sair de casa. Para isso, o motor deve estar frio, sendo melhor que seja feito antes de ligar seu veículo. Por isso, caso o nível esteja menor do que o mínimo, é melhor colocar mais água no tanque do radiador!
6- Limpe sempre seu ar-condicionado
No Brasil, muitos dos dias são muito quentes, e ter um ar-condicionado no carro deixa de ser luxo, para se tornar algo básico. Entretanto, poucas pessoas sabem como continuar com esse sistema saudável.
As dicas para esse sistema são: use o ar-condicionado só para chegar a uma boa temperatura. Desligue-o 5 minutos antes de chegar aonde deseja, e mantenha apenas o ventilador ligado no máximo, assim, o sistema do ar secará, evitando o mau cheiro.
Se o seu carro tem ar-condicionado, você pode e deve fazer a manutenção dele. Não se esqueça que a limpeza de todo o sistema e a troca do filtro devem ser realizadas anualmente, mas esse prazo pode ser menor, se você vive em uma cidade muito poluída.
Para mais dicas e informações, dê uma olhada em nossas outras postagens sobre o ar-condicionado e sua limpeza!
7- Faça sempre a checagem e manutenção dos pneus
É importante olhar de tempos em tempos o nível de pressão nos pneus, pois o nível errado pode afetar o consumo de combustível. Observe também como estão os aros, o desgaste dos pneus, e o como está a saúde deles, para identificar possíveis problemas antes que eles saiam do controle.
É importante sempre olhar se os pneus estão murchos, se tem algum dano nas rodas ou se ele está furado. Também é preciso observar se estão carecas ou não, pois pneus carecas devem ser substituídos! A não substituição desses pneus causa acidentes graves de trânsito.
8- Troque as palhetas do limpador no tempo certo.
Pode parecer bobagem, só que a manutenção das palhetas do para-brisa e do vidro traseiro são fundamentais. Em climas mais quentes, elas costumam ressecar, e, quando as chuvas chegam, as palhetas simplesmente não funcionam bem, porque as borrachas estão danificadas.
Não substituir as palhetas pode causar riscos nos vidros do carro, além de muito barulho quando estiver usando-as!
As palhetas só fazem um bom serviço se forem trocadas em média a cada seis meses. Depois, elas podem dar os problemas e dores de cabeça ditos acima!
9- Não perca o tempo da troca dos fluidos.
Se você verificar toda semana os fluidos do seu carro ou, sempre antes de ir viajar, já ajudará muito na manutenção do veículo só não se esqueça de que isso tem que ser feito quando o motor estiver frio!
O primeiro passo é olhar se o fluido de arrefecimento está da forma certa, de acordo com a marcação no reservatório. Então, não deixe de completar, caso esteja abaixo da marca.
Os prazos de troca dos fluídos do carro são dados pela montadora do veículo e constam em seu plano de manutenção, então, fique atento a isso;
Fique atento também aos prazos recomendados pelos fornecedores dos fluídos;
Caso o veículo seja muito utilizado, esses prazos de troca podem cair pela metade;
Para os veículos que não rodam com frequência, deve-se ficar de olho nos prazos de tempo e não de quilometragem, para ajudar na saúde de seu veículo.
Para mais dicas e informações, dê uma olhada em nossas outras postagens sobre verificação e troca de fluido!
10- Preste atenção nos barulhos dos rolamentos
Diferente de outras trocas feitas em um veículo, os rolamentos não possuem uma quilometragem exata para serem trocados. Mas, existem recomendações que dizem para fazer uma inspeção veicular a cada 20 mil km, trocando-os a cada 70 mil km.
Mas o jeito mais usado para saber o momento de trocar o rolamento é ouvindo um barulho indicando o atrito entre metais, partindo das rodas!
Coloque em prática essas dicas de manutenção e em pouco tempo verá os resultados. Chegou a hora de melhorar a performance do seu carro e ainda economizar!
São tantos gastos com o carro que, muitas vezes, podemos até desistir de ter esse bem tão importante. Porém, a Quick Lube está preparando um guia de como economizar com a manutenção do seu veículo! Fique de olho na Quick Lube para saber mais.
Deixe um comentário